A população enfrentou uma fila quilométrica durante o mutirão de atendimentos na 3ª edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, nesta terça-feira (13/05), realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Veja o vídeo:
População enfrenta fila quilométrica durante mutirão de atendimentos do ‘Registre-se’ em Manaus pic.twitter.com/2tQR2zErF9
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 13, 2025
O mutirão, que começou nesta segunda (12/05) e se estenderá até a próxima sexta-feira (16/05), está mobilizando mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período de esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.
Serviços oferecidos
As pessoas terão acesso a serviços como: expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física); expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento e de outros documentos básicos.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou que no início desta terça-feira (13/05) ocorreu um problema de conectividade no local de atendimento do “Registre-se!” em virtude do furto do cabeamento de internet que atenderia o Centro de Convenções Vasco Vasques.
O problema ocasionou o atraso do início dos trabalhos nesta terça-feira, no entanto o problema foi solucionado, ainda na parte da manhã. “O atendimento do “Registre-se!” prossegue conforme programação até às 17h desta terça-feira e nos dias posteriores: 14, 15 e 16/05”, finalizou o comunicado.
Leia mais
Filho é preso suspeito de estuprar a própria mãe de 98 anos em Manaus; vídeo
Confusão na fila
A demora no atendimento causou revolta na população e uma confusão foi formada enquanto as pessoas reclamavam. Uma das mulheres afirmou que o atendimento havia sido encerrado devido à alta demanda.
A equipe da Rede Onda Digital entrou em contato com a assessoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no entanto não obteve resposta.
Veja o vídeo:
'Registre-se': população se revolta por demora em atendimento em Manaus pic.twitter.com/BT6R6id6Y2
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 13, 2025
Comparativo
O Relatório Final da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” no estado em 2024, divulgado pela coordenação do evento, mostrou que a ação em Manaus, Barcelos, Tabatinga e Benjamin Constant registrou um total de 26.616 atendimentos à população.
Manaus fechou com 11.799 (11.651 no Centro de Convenções Vasco Vasques; e 148 via Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap); em Barcelos foram 4.503 atendimentos; a comunidade indígena de Feijoal, em Benjamin Constant, finalizou o “Registre-se!” 2024 com 2.511; e Tabatinga concluiu a ação com 7.803 atendimentos no total (comunidade indígena Belém do Solimões – 3.708; comunidade indígena de Umariaçu – 3.947; e a população carcerária – 148).
As informações constam no relatório final do “Registre-se!”, realizado entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, e encaminhado pela Corregedoria ao CNJ.