As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

PcDs têm Passe Livre para viagens interestaduais prorrogado até 31 de dezembro de 2026

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou todas as credenciais que venceriam no último dia do ano passado
02/01/26 às 13:16h
PcDs têm Passe Livre para viagens interestaduais prorrogado até 31 de dezembro de 2026

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou até 31 de dezembro de 2026 a validade das credenciais do Passe Livre Interestadual que venceriam em 31 de dezembro do ano passado. A medida assegura a continuidade do benefício às pessoas com deficiência comprovadamente carentes, evitando interrupções no direito à mobilidade e proporcionando maior segurança aos usuários em todo o território nacional.

Com a medida, o público amazonense portador do Passe Livre pode solicitar gratuidade para si mesmo e a meia passagem para acompanhantes em viagens para os estados de Roraima (BR-319), Rondônia (BR-319) e Pará (BR-230).

Conforme a ANTT, a prorrogação decorre de decisão judicial proferida no âmbito da Ação Civil Pública nº 1023585-80.2025.4.01.3700 e observa orientações do Ministério dos Transportes. Essa é uma medida excepcional e transitória, adotada enquanto avança a implantação do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência, sob responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).


Saiba mais:

Maiores partidos do Amazonas definem estratégias e metas para ano eleitoral de 2026

Juiz do TJAM vai atuar como auxiliar Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal


Direitos garantidos por mais um ano

Com a decisão, as pessoas que possuem credenciais válidas até o final de 2025 poderão utilizá-las normalmente até o término de 2026, sem necessidade de renovação imediata. As empresas de transporte rodoviário interestadual devem aceitar as credenciais prorrogadas, assegurando o cumprimento do direito previsto na Lei nº 8.899/1994.

Permanece válida, também de forma transitória, a funcionalidade atualmente disponível no portal https://passelivre.antt.gov.br, que permite aos médicos atestarem a condição de deficiência mediante acesso com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Essa funcionalidade continuará sendo reconhecida até 31 de dezembro de 2026 para fins de emissão e validação das credenciais, contribuindo para a redução de insegurança jurídica, dúvidas e deslocamentos desnecessários dos beneficiários.

A ANTT seguirá acompanhando a conclusão do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência e as providências normativas correlatas, comprometendo-se a divulgar tempestivamente quaisquer atualizações de forma clara e transparente.

Mais do que uma prorrogação administrativa, a medida reafirma o compromisso institucional da ANTT com a garantia do direito à mobilidade, assegurando que políticas públicas essenciais permaneçam acessíveis, contínuas e alinhadas à realidade das pessoas que delas dependem diariamente.