22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Número de queimadas no AM em setembro já supera marca histórica, diz Inpe

Publicado em:

- Anúncio -

Mesmo antes deste mês terminar, o número de focos de queimadas detectados no estado do Amazonas já supera a média histórica para meses de setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), analisados pela CNN Brasil.

Até o dia 19 de setembro foram registrados 5.186 focos de incêndio no AM, 72,6% a mais que a média histórica para o mês, de 3.003. O monitoramento feito pelo Inpe começou em 1998, há 25 anos.

Nesta semana, os municípios com mais focos de queimada foram Lábrea, Boca do Acre, Autazes, Canutama, Guajará, Novo Aripuanã, Humaitá, Anamã, Borba e Coari.


Leia mais:

VÍDEOS: Manaus tem quarta-feira marcada por ‘nuvem de fumaça’ e até chuva de granizo

Fumaça em Manaus teve origem em Autazes, Careiro e Iranduba no AM


Os números contrastam com o observado no bioma Amazônia, onde foram registrados 17.852 focos, número menor que a o da média histórica de 32.477 focos e menor que o registrado no mesmo período de 2022 (30.565). No entanto, o dado parcial de setembro já supera o acumulado total de agosto deste ano, que foi de 17.373. O cenário é semelhante ao da Amazônia Legal, que acumulou 22.451 focos de incêndio até 19 de setembro. No mês anterior, agosto, foram contabilizados 20.851.

Segundo o Corpo de Bombeiros no Amazonas, foram atendidas 1.193 ocorrências de incêndio, sendo 473 em Manaus, no período entre 12 de julho e 17 de setembro. Por conta do calor, o governo do Amazonas decretou em 12 de setembro a situação de emergência ambiental em municípios das regiões sul do Amazonas e metropolitana de Manaus.

O período de seca no AM deve continuar: De acordo com a Climatempo, o último mês de chuva volumosa sobre a maior parte do Amazonas foi em fevereiro. Desde então, a chuva tem sido menor que a média mensal. Então, o tempo seco e o calor favorecem a incidência de queimadas, agravadas pela ação criminosa. A tendência é que chova menos nos próximos meses e que o ambiente siga mais quente.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -