26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Nível do Rio Negro em Manaus começa a descer: Vazante pode ser a maior em um século

Publicado em:

- Anúncio -

O Amazonas se prepara para uma temporada de estiagem neste ano com potencial para ser mais severa que a de 2023 – que já foi a maior em 121 anos de medições. E os primeiros indícios dela já podem ser observados.

O nível do Rio Negro em Manaus, sempre um forte indicador da temporada de seca, já iniciou seu processo de descida, segundo as medições dos últimos dias no Porto de Manaus. No último dia 16, o nível se estabilizou em 26 metros e 85 centímetros, e passou seis dias consecutivos parado nesta medição.

No domingo (23/6), houve uma descida de 1 centímetro. Nesta terça (25/6), foi registrado o decréscimo de mais 1 centímetro: O nível observado atualmente é de 26,83 m. Para se ter ideia, no dia 25 de junho de 2023, ano da maior seca, o nível do Rio Negro registrava 28,17 m. Ou seja, está 1,34 m abaixo.


Leia mais:

Dragagem e transporte de água potável: Governo detalha ações contra estiagem no Amazonas

Após seca histórica de 2023, indústria amazonense acende alerta para vazante 2024


O movimento ainda é tímido, de poucos centímetros, mas já indica a tendência de descida do nível. Para agravar a situação, o Rio Negro começa sua descida em 2024 com o menor nível já medido antes de uma seca.

Outros grandes rios da bacia amazônica, como o Amazonas, o Solimões e o Madeira, também já estão apresentando diminuição de seus níveis.

A seca de 2023 atingiu todos os municípios do Amazonas, causou incontáveis prejuízos econômicos e afetou milhares de pessoas. Segundo os cientistas, o fenômeno sazonal observado na bacia amazônica foi agravado pelo El Niño e pelo aquecimento global.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -