Tem início nesta quinta (16/5) e vai até sexta (17) o Encontro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), evento que visa discutir pautas como o Sistema Penitenciário Federal, manipulação de resultados em competições esportivas, até o tráfico de drogas na fronteira, entre outros subtópicos. O encontro está acontecendo no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
O objetivo da iniciativa é debater estratégias de atuação contra o crime organizado, e avançar no fortalecimento do grupo.
Leia mais:
Curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar é alvo de investigação do MPAM
VÍDEO: “Não cometi crime algum”, diz Bolsonaro em entrevista internacional realizada no AM
Responsável por promover a primeira reunião presencial com todos os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) do país, o procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que também preside o GNCOC, comentou sobre o evento. Ele disse:
“Esta reunião é um grande passo rumo ao estreitamento de laços e alinhamento de estratégias de combate ao crime organizado. Nestes dois dias, nossa expectativa é de que saiamos ainda mais preparados para o enfrentamento deste mal que prejudica o desenvolvimento do país há tanto tempo”.
Grandes nomes do combate ao crime organizado estão presentes no evento, tais como: Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); André de Albuquerque Garcia, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre outros.
Também estão presentes no encontro representantes de agências internacionais de países como Peru, Argentina e Estados Unidos.