A notícia vinculada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) do suposto risco de desabamento da Ponte jornalista Phelippe Daou, conhecida como Ponte Rio Negro, foi desmentida pelo próprio órgão ministerial na noite desta segunda-feira (28/4).
Esclarecimento MPAM
O MPAM informou que não há comprovação técnica, via laudo, da divulgada possibilidade de desabamento, mas sim uma investigação de problema erosivo que acomete um dos pilares. Ainda segundo a reiteração da própria matéria, o Ministério Público afirma que recebeu resposta por parte do Governo do Estado do Amazonas, afirmando que não existem riscos para a estrutura da ponte e a área afetada não compromete a estrutura da obra.
A nota de esclarecimento do MP afirma o intuito não foi causar pânico na população, mas apenas informar sobre todas as medidas e ações do órgão. Mas para o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, titular da promotoria responsável pela investigação e autor da medida, o objetivo do inquérito era apurar a real situação da ponte e as providências a serem adotadas pelo poder público.
“Queremos, com isso, que os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres possam ter a certeza de que a ponte não oferece risco, que está em perfeitas condições de trafegabilidade”, declarou, reforçando que o Ministério Público do Estado do Amazonas aguarda a manifestação do Executivo Estadual, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), que já foi provocado a dar as devidas explicações.
Diante da repercussão gerada em torno do conteúdo, a matéria foi retirada do ar, no portal e também das redes sociais do MPAM, mas o procedimento investigatório continua.
Leia mais
MPAM investiga prestação de serviços públicos de saúde no município de Amaturá
MPAM investiga políticas públicas de bem-estar animal em Careiro da Várzea
Sobre a erosão na ponte
Em novembro de 2024, devido as fortes chuvas que atingiram Manaus que causaram um susto na população. Uma erosão nas proximidades das pilastras da Ponte Rio Negro, uma das principais vias de acesso da capital amazonense, gerou preocupação e viralizou nas redes sociais.
Imagens da fenda no solo, próxima às estruturas da ponte, circularam pela internet e levantam questionamentos sobre a segurança da via. Na época e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, confirmou a ocorrência da erosão no local.
Veja erosão na Ponte Rio Negro

