No final da tarde desta segunda-feira (13/01), moradores do Bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, fizeram uma manifestação após uma casa na rua Senador Fábio Lucena desabar no último domingo (12) por deslizamento de terras.
Moradores levaram cartazes reivindicando a situação das casas no local e também atearam fogo em pneus. De acordo com eles, a situação piorou após uma obra de drenagem subterrânea feita na área.
A moradora Elizabeth Quintelo já está com a casa afetada por conta do desabamento.
“Nossa casa tá caindo, ninguém dorme com isso, somente as pessoas que já tiveram a casa desabada que receberam o auxílio, ainda tem outras que precisam receber para serem retiradas da área de risco […] o atendimento psicológico também ainda não foi repassado para todos”, afirmou a moradora.
Leia mais:
Homem procurado por feminicídio ocorrido em Rondônia é preso em Apuí
Jovem é preso com 26 tabletes de cocaína escondidos em mala em porto no Amazonas
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram até o local para apagar as chamas dos pneus que os moradores incendiaram.
![Bombeiros apagam fogo em pneus. (FOTO: Reprodução)](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Bombeiros-Fogo-1024x567.webp)
Casa desabou com forte chuva
Uma casa desabou durante a madrugada de domingo (12) após uma chuva que acontecia na Rua Senador Fábio Lucena, os moradores conseguiram sair a tempo da residência, nenhuma pessoa ficou ferida.
A comunidade afirma que os problemas estruturais no local vêm se agravando há pelo menos três anos, com uma piora em 2024, com árvores caindo, a terra cedendo e rachaduras se espalhando pelas casas próximas à cratera.
De acordo com os moradores, alguns estão recebendo um auxílio no valor de R$ 600 reais.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que a decisão de interditar o local foi tomada com base em laudos técnicos emitidos pela Defesa Civil do Município. A prefeitura afirmou ainda que todas as famílias residentes na área de risco foram cadastradas e começaram a receber o benefício do Auxílio-Moradia concedido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).