33.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Maternidade Moura Tapajós está com estoque de leite humano em estado crítico

Publicado em:

- Anúncio -

A Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz (MMT), que fica localizada na Avenida Brasil, no bairro da Compensa, e funciona como Posto de Coleta de Leite Humano para alimentar recém-nascidos, está no nível crítico e precisa de doações.

O leite doado é usado para alimentar bebês que estão internados na maternidade, mas que não podem ser alimentados por suas mães. Com a baixa no estoque, corre o risco de não ter leite para atender à demanda.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC nº 171.

Conforme as informações divulgadas, a preocupação é não deixar de abastecer os recém-nascidos que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade e que necessitam do leite materno. Se a falta de doadoras persistir, o leite poderá começar a ser racionado para os bebês.

Quem pode doar

Toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que tiveram seus filhos em qualquer outra maternidade, pública ou particular.

Como doar

Para doar, a mulher não precisa sequer sair de sua casa. A coleta domiciliar pode ser agendada por meio do telefone (92) 98842-8514 (somente mensagem de WhatsApp), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou a doação pode ser realizada, presencialmente, na própria sede da maternidade, localizada na avenida Brasil, n° 1.335, bairro Compensa 1, todos os dias, das 8h às 17h.


Leia mais:

Na Inglaterra, atendente de franquia confunde leite de soja com leite de vaca, e menina alérgica morre

Beneficiários do Leite do Meu Filho com lotes liberados devem ativar cadastro até 30/8


O posto dispõe de automóvel com motorista exclusivamente para coleta de leite no domicílio das mães doadoras, buscando os vidros cheios e substituindo por vidros esterilizados, em dias e horários previamente acordados.

Em 2023, o Posto de Coleta de Leite Humano, da MMT, contou com a colaboração de 77 mulheres, que, ao longo do ano, doaram 364.819 mililitros de leite materno. Setembro foi o mês com recorde de doações, com mais de 60.000 mililitros de leite recebidos, enquanto dezembro foi o pior mês de 2023, com apenas 17.570 mililitros de leite recebidos.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças por, ao menos, dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aproximadamente 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

*Com informações da assessoria

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -