Um novo capitulo da novela envolvendo a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e suspeitos de manipulação de resultados pode mudar os rumos do futebol no estado para a próxima temporada. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou a punição da FAF ao Esporte Clube Iranduba da Amazônia, considerada ilegal pela corte.
O recurso foi assinado pelo auditor julgador Mauro Marcelo de Lima e Silva. A decisão determina que seja aberto um novo processo administrativo para que o EC Iranduba possa ter garantido o direito a defesa.
“É essencial que o clube tenha direito a um julgamento justo, com pleno exercício do contraditório e da ampla defesa, o que não ocorreu neste caso”, diz parte da decisão.
Com isso, o STJD derruba a punição que impedia o Iranduba de atuar no futebol amazonense por 2 anos e ainda a multa a ser paga no valor de R$100 mil. O tribunal também estabeleceu o prazo de 30 dias para que o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) apresentem novas provas.
Procurada, a FAF informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Veja mais:
EC Iranduba é condenado por manipulação de resultado
Rozenha: “O combate à manipulação no futebol começou aqui no AM”
Relembre o caso
Em fevereiro deste ano, o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, comunicou o recebimento de um ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) relatando a suspeita de manipulação de resultados em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Amazonense 2023, onde o EC Iranduba da Amazônia perdeu por 7 a 0 para o Amazonas FC.
Após a notificação de suspeita, a FAF resolveu prontamente punir o EC Iranduba com dois anos de suspensão e multa de R$ 100 mil. Com isso, o clube também foi automaticamente rebaixado para a segunda divisão do estadual.
Vale ressaltar que a decisão de suspender a punição imposta pela FAF não altera a condenação sofrida por parte do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), que penalizou o clube com multa de 200 mil reais e uma suspensão de 900 dias.