Uma forte cortina de fumaça encobriu o céu da capital amazonense na manhã desta quarta-feira (20). A origem do fumacê, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), são as queimadas realizadas em diversos pontos de Manaus e nas proximidades.
Veja vídeos da cortina de fumaça em vários pontos da cidade
A fumaça encobriu prédios nos baiirros Aleixo, Adrianópolis, Parque 10 entre outros. Moradores de diversos bairros também reclamam do mal cheiro.
Imagens de sátelite mostram que a qualidade do ar é ruim para respirar, quase chegando ao nível de insalubridade. A recomendação do Instituto Nacional de Metereologia é usar máscaras, purificador de ar e fechar janelas e portas durante esse período.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) afirmou que está verificando a origem da nuvem.
Chuva de Granizo
Por outro lado, no período da tarde teve chuva de granizo no Tarumã, zona Oeste de Manaus. A chuva ocorreu após uma forte cortina de fumaça na cidade.
Veja o registro da chuva em diversos pontos de Manaus
Flutuante arrastado
Durante a forte chuva o um flutuante localizado na zona oeste de Manaus, chegou a ser arrastado do local onde fica fixado.
Embarcações ancoradas na Marina do Davi devido a forte chuva.
Ocorrências da chuva
Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município de Manaus, informou que foram registradas cinco ocorrências até as 12h desta quarta-feira (20), em razão da chuva bairros das zonas Norte e Leste, sendo: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura.