Manaus amanheceu nesta quinta-feira (19/09) com qualidade do ar em nível ‘péssimo’ devido à fumaça das queimadas no estado.
Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), o bairro Aparecida, na zona Sul, foi o mais afetado pela poluição ao atingir 208.7 µg/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR), por volta das 07h30.
Nesta quarta-feira (18/09), o Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresentou orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população do estado e recomendações aos profissionais da área no atendimento de pacientes.
Leia mais
Ainda de acordo com o Comitê, de junho até o dia 17 de setembro, mais de 15,6 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros. Sendo, 1.696 incêndios na capital e 13,9 mil no interior do estado. Sendo, 1.696 incêndios na capital e 13,9 mil no interior do estado.
Além da fumaça das queimadas, Manaus está com temperaturas elevadas e bateu o recorde de calor ao registrar máxima de 39°, nesta quarta (18/09), sendo o dia mais quente do ano.
A previsão do Climatempo é que a capital amazonense chegue à máxima de 36°, nesta quinta, com sensação térmica de 37°.