Entre os dias 20 de junho e 3 de julho, o transporte hidroviário intermunicipal registrou o fluxo de 59.162 passageiros com destino a Parintins. Os dados foram coletados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), responsável por coordenar e fiscalizar esse modal de transporte.
De acordo com o órgão, o quantitativo de pessoas deste ano apresentou um aumento de 45,98% em relação à operação de 2022, que contabilizou 40.527 passageiros. Neste ano, foram efetuadas 140 fiscalizações, representando assim uma média de 422 passageiros por embarcação.
Os trabalhos iniciaram em 20 de junho em Manaus e em 28 de junho em Parintins, estendendo-se até a manhã do dia 3 de julho em ambos os municípios. Na capital, os trabalhos ocorreram no Porto de Manaus e nas balsas da Manaus Moderna, no Centro. Em Parintins, os fiscais estiveram presentes no porto e na orla do município.
Veja mais:
Na volta de Parintins, lancha é tomada por fumaça e passageiros entram em pânico
Boi Caprichoso ganha 56° Festival de Parintins e conquista bicampeonato
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou o trabalho em conjunto com órgãos municipais, estaduais e federais para assegurar um transporte hidroviário eficiente e, principalmente, seguro à população. Segundo ele, não foram registrados acidentes com embarcações.
Para chegar a Parintins, as 181 embarcações, com passes de autorização para realizar viagens ao município dos bumbás Caprichoso e Garantido, tinham que efetuar paradas nos postos deslocados próximos ao Encontro das Águas e em Itacoatiara (a 176 km da capital), coordenados pela Marinha do Brasil.
De acordo com Rufino, esses postos ajudaram a coibir qualquer tentativa de superlotação nas embarcações, assim como imprudências quanto aos itens de segurança previstos em leis, como o colete salva-vidas.
“Para o próximo ano, pretendemos ampliar as equipes de fiscalização e os serviços. Já devidamente consolidado, terminado todo o processo de regulamentação, a regulação terá maior incidência sobre o serviço oferecido”, adiantou Rufino.