Faleceu na manhã desta quinta-feira (18/1), o maestro do saxofone Teixeira de Manaus, aos 80 anos. O artista era conhecido por ecoar suas melodias em saxofone pelos ‘beiradões’ do Amazonas. Ele foi vítima de câncer na hipófise (órgão responsável por controlar a maioria das glândulas).
Saiba mais:
Ufam divulga edital para 1ª e 2ª Etapa do PSC 2024; confira data das provas
VÍDEO: Isabelle Nogueira faz apresentação para brothers do BBB 24
Um dos hits de maior sucesso do cantor foi ‘Deixa o meu sax entrar’, que ganhou o coração dos amazonenses, dos paraenses e dos nordestinos, com ritmo alegre e rápido das melodias do sax.
Com nome de batismo de Ruideimar Soares Teixeira, o artista nasceu em uma comunidade na confluência dos rios Solimões e Rio Negro, em Iranduba. O artista veio para manaus em 1960 em busca de uma vida melhor.
Teixeira, durante a carreira musical, passou por vários grupos tocando flauta e saxofone. Ele também ficou conhecido como ‘Maestro Teixeira’ por sua atuação como músico profissional.
No ano de 1980, durante uma apresentação em uma boate em Manaus, Teixeira recebeu a visita de Pinduca, o Rei do Carimbó, que, entusiasmado com o colega, lhe ofereceu a gravação de quinze músicas estilo lambada e carimbó.
Em 1981, é lançado pela gravadora Copacabana o disco ‘Lambada é para dançar’, com participação especial da banda de Pinduca.
O Long Play (LP) vendeu mais de 100 mil cópias e o saxofonista foi agraciado com o Disco de Outro, em referência a um grande sucesso.
Em 1982, chega ao mercado Teixeira de Manaus: Solista de Sax, segundo volume, com “Deixa o Meu Sax Entrar” como aposta de sucesso.
O solista de sax é considerado pelo público como um dos criadores da lambada amazonense ou música de beiradão, assim como Pinduca é o rei do carimbó.
O estilo musical beiradão, no contexto da indústria fonográfica, é o resultado da miscelânea de outros variados ritmos dançantes, entre os quais o forró, o carimbó, a salsa, a cumbia, a guitarrada paraense e o jazz.
Confira uma das músicas de maior sucesso do artista
Com informações BNC