O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) apreendeu 450 latas de Leite Ninho falsificadas após uma fiscalização motivada pela denúncia de uma mãe que teve seu filho intoxicado ao consumir o produto.
O nome do supermercado responsável pela venda das latas falsificadas não foi divulgado. Segundo a mãe, a criança ficou muito mal e sofreu intoxicação alimentar após consumir o leite.
As latas foram enviadas ao laboratório da Nestlé, onde se constatou que o lote nº 3295121721, produzido em 27 de outubro de 2023, apresentava várias características de falsificação.
Entre as irregularidades, foram identificadas diferenças no carimbo de identificação do lote e da validade, sinais de adulteração, ausência da correta identificação nos rótulos, resíduos de cola que divergiam do padrão de colagem da Nestlé e incompatibilidade nos frisos e no perfil de regravação das latas em comparação aos produtos originais.
Leia mais:
Casos de Mpox sobem para 33 no Amazonas
VÍDEO: idosa é agredida por criminoso durante assalto no Novo Aleixo
Análises microbiológicas e físico-químicas também confirmaram diferenças na composição e na cor do produto, evidenciando que se tratava de leite falsificado.
O supermercado foi autuado e pode receber penalidades, incluindo multas ou até a suspensão das atividades, dependendo da gravidade das infrações cometidas.