Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Região Metropolitana de Manaus será fiscalizada para combate de queimadas e desmatamento pelo Ipaam

Região Metropolitana de Manaus será fiscalizada para combate de queimadas e desmatamento pelo Ipaam

Ações contam com monitoramento remoto, vistorias em campo e denúncias da população

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 19/08/25 às 14:23h

Com objetivo de combater queimadas e o desmatamento ilegal nos municípios da região Metropolitana de Manaus, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) vai intensificar a fiscalização com parte das ações do Plano de Ação de Regularização Ambiental e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas de 2025.

De acordo com o planejamento, as operações de fiscalização terão como base dados de monitoramento remoto, denúncias da população e análises do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), que acompanha em tempo real os alertas de desmatamento e focos de calor em todo o Amazonas.

Fiscalizações

Entre as infrações-alvo estão a supressão de vegetação sem licença, a extração e transporte ilegal de madeira, a produção clandestina de carvão vegetal, o uso do fogo para renovação de pastagens e loteamentos irregulares.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a intensificação das operações responde a um compromisso do Estado com a proteção da floresta e da população amazonense.

“Estamos fortalecendo nossa atuação para dar respostas rápidas e efetivas aos crimes ambientais. O Plano de Ação 2025 foi estruturado para assegurar a presença contínua do Ipaam, ampliando a fiscalização, mas também promovendo educação ambiental e apoio à regularização. O combate ao desmatamento e às queimadas é essencial para proteger nossos recursos naturais e assegurar qualidade de vida para a sociedade”, destacou Picanço.

Estrutura

O responsável pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam, Marcelo Barroncas, reforçou que a estrutura das operações foi ampliada para aumentar a efetividade em campo.

“As equipes contam com viaturas equipadas com sistema de comunicação via satélite (Starlink), o que vai facilitar a atuação em áreas remotas. Todas as queimadas criminosas identificadas durante as ações serão alvos de autos de infração. Caso sejam constatadas ocorrências em andamento durante as vistorias, o Ipaam acionará imediatamente o Corpo de Bombeiros para controlar as chamas e evitar maiores danos ambientais”, afirmou Barroncas.


Leia também:

Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus pelo Ipaam

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana


Serviços

Além das fiscalizações, o plano prevê mutirões de regularização ambiental em 28 municípios, campanhas ativas para empreendimentos informais. Com essas medidas, o Ipaam reforça sua estratégia de aliar fiscalização rigorosa com ações educativas e de indução à legalidade.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam, no número (92) 98557-9454, ou diretamente ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, pelo 193.