Agosto chega com previsões do tempo abaixo da média histórica do país, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na região Sul, o volume fica próximo ou acima da média no leste do estado abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná, segundo Instituto Nacional de Metereologia (INMET).
De acordo com os dados, na região Norte deve chover menos de 100 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas, e a mesma coisa deve ocorrer na região Nordeste do estado. Já no Pará e Amapá, a chuva pode ficar acima da média ultrapassando 60 mm
No oeste da Região Nordeste, “o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades”. Não estão descartadas chuvas localizadas no litoral da Região Sudeste, em função da passagem de frentes frias pelo oceano, o que, segundo o Inmet, pode provocar instabilidades.
Saiba mais:
Temperatura
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país durante o mês de agosto, principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC
Agricultura
O Inmet destaca possíveis impactos do clima na safra de grãos 2022/23. “Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva manterá baixos níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra”, informou o instituto.