O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para esta semana de uma forte onda de calor que deve atingir os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do sul de Minas Gerais e do Norte do Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura em Manaus, neste domingo (08/09), chegou aos 37,8 graus, igualando o recorde de calor para o ano de 2024 que já havia sido registrado no dia 4 de setembro. E a temperatura pode ultrapassar os 40°C, nesta semana.
Leia mais
Apagão atinge sete bairros em dia de calor extremo
Calor extremo em Manaus: bairros alcançam picos de 46°C
O MetSul Metereologia aponta que as temperaturas elevadas na capital amazonense podem chegar até 45°C durante essa semana.
Segundo a MetSul, a intensa massa de ar seco e quente que afeta o Brasil traz consequência direta e causa queda nos níveis de umidade relativa do ar, que variam entre 10% e 20% em estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Em algumas áreas, os índices chegaram a ficar abaixo de 10% durante o período da tarde, condições comparáveis às de regiões desérticas.
A tendência é que a massa de ar seco e quente se intensifique ainda mais nos próximos dias.