As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

IMMU realiza fiscalização em “amarelinhos” na zona Leste de Manaus

A operação segue no trecho para retirar de circulação veículos irregulares e garantir mais segurança aos passageiros
13/01/26 às 20:54h
IMMU realiza fiscalização em “amarelinhos” na zona Leste de Manaus

(Foto: Rede Onda Digital)

Nesta terça-feira (13/01), ocorreu uma ação de fiscalização do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) voltada aos ônibus do transporte complementar, conhecidos como “amarelinhos”, na Avenida Grande Circular (Autaz Mirim), na Zona Leste de Manaus.

A operação ocorreu nas proximidades do viaduto Rei Pelé e provocou retenção no trânsito durante a abordagem dos veículos. De acordo com o fiscal de transporte do IMMU, Elvis Mouzinho, a fiscalização é rotineira e tem como objetivo verificar a prestação de serviço de todos os modais na cidade. Nesta ação, porém, o foco é o transporte complementar, que, segundo ele, apresenta recorrência de problemas.

“A fiscalização, na verdade, é rotineira e dioturna, visando fiscalizar a prestação de serviço de todos os modais, mas, nesse caso, agora, especificamente, o modal complementar”, explicou.


Leia mais 

“Amarelinho” capotou após desviar de criança que atravessava a avenida Autaz Mirim

VÍDEO: “Amarelinho” capota na avenida Autaz Mirim e deixa feridos


Entre as irregularidades encontradas com mais frequência estão excesso de velocidade, motoristas sem habilitação e falhas nos procedimentos exigidos para o transporte público.

“O motorista tem que ser habilitado na categoria D, tem que ter toda a preparação… por transportar passageiros, transportar vidas, e alguns são irresponsáveis”, afirmou.

O fiscal destacou ainda que a operação também atua para coibir o transporte irregular de passageiros, feito por veículos clandestinos, sem licença do IMMU e sem passar por vistoria.

“São pessoas que operam de forma clandestina, sem a licença do IMMU, sem passar por vistoria. Geralmente, os veículos com pneu em mal estado de conservação”, disse.

Acidentes

Elvis também citou casos de acidentes envolvendo esse tipo de transporte, ressaltando que veículos em más condições e imprudência no trânsito aumentam o risco de ocorrências graves, especialmente no período de chuvas.

“Nós temos, em período de inverno, um amarelinho desses aí que capotou aqui… por dois motivos: veículo em mal estado de conservação, pneus inseguros, e o motorista com imprudência no trânsito”, relatou.

A operação segue no trecho para retirar de circulação veículos irregulares e garantir mais segurança aos passageiros que utilizam o transporte alternativo na zona Leste.