As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Defesa Civil interdita Igreja da Matriz por risco de desabamento

Defesa Civil interdita Igreja da Matriz por risco de desabamento

Defesa Civil foi chamada após avaliação de equipes da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foto: Divulgação

A Catedral Metropolitana de Manaus, mais conhecida com a Igreja da Matriz, foi interditada parcialmente nesta sexta-feira (2), após apresentar risco de desabamento devido à movimentação de uma das colunas que sustentam o mezanino do prédio histórico. O pároco da Catedral, padre Joaquim Hudson Ribeiro, acionou a Defesa Civil de Manaus.

Em mensagens de WhatsApp enviadas a fieis, o padre relata que, por volta das 16h30 de ontem, uma das colunas próximas à entrada princial da Catedral que sustenta o mezanino se deslocou e corre o risco de desabar. “A coluna centenária é de madeira, pensávamos que era de concreto”, disse.

A Defesa Civil foi chamada após avaliação de equipes da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Assim, preocupados com o desabamento total, Knison, meu irmão, que presta serviço para a Arquidiocese, chumbou dois perfis de ferro para evitar a queda da coluna”, disse o padre.

 

Leia mais:

Domingo de Ramos será celebrado com missa em Manaus

 

Por recomendação da Defesa Civil, toda da área da entrada da Catedral foi interditada. Neste sábado (3), a Arquidiocese de Manaus realizará um evento de acolhida de Dom Leonardo Ulrich Steiner, o Cardeal da Amazônia, na Catedral Metropolitana.

“Vamos aguardar novo posicionamento pela manhã e resolução provisória de escoramento, para que o Evento da Acolhida do Cardeal não seja suspenso. No entanto, caso o evento ocorra, a entrada deve ser pelas portas laterais da Catedral”, acrescentou o padre.

Uma das mais antigas construções do estado do Amazonas, a Catedral Metropolitana de Manaus  (Nossa Senhora da Conceição) integra a área tombada como patrimônio histórico, em 1988, pelo Iphan.

Via Segundo a Segundo