A Catedral Metropolitana de Manaus, mais conhecida com a Igreja da Matriz, foi interditada parcialmente nesta sexta-feira (2), após apresentar risco de desabamento devido à movimentação de uma das colunas que sustentam o mezanino do prédio histórico. O pároco da Catedral, padre Joaquim Hudson Ribeiro, acionou a Defesa Civil de Manaus.
Em mensagens de WhatsApp enviadas a fieis, o padre relata que, por volta das 16h30 de ontem, uma das colunas próximas à entrada princial da Catedral que sustenta o mezanino se deslocou e corre o risco de desabar. “A coluna centenária é de madeira, pensávamos que era de concreto”, disse.
A Defesa Civil foi chamada após avaliação de equipes da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Assim, preocupados com o desabamento total, Knison, meu irmão, que presta serviço para a Arquidiocese, chumbou dois perfis de ferro para evitar a queda da coluna”, disse o padre.
Leia mais:
Domingo de Ramos será celebrado com missa em Manaus
Por recomendação da Defesa Civil, toda da área da entrada da Catedral foi interditada. Neste sábado (3), a Arquidiocese de Manaus realizará um evento de acolhida de Dom Leonardo Ulrich Steiner, o Cardeal da Amazônia, na Catedral Metropolitana.
“Vamos aguardar novo posicionamento pela manhã e resolução provisória de escoramento, para que o Evento da Acolhida do Cardeal não seja suspenso. No entanto, caso o evento ocorra, a entrada deve ser pelas portas laterais da Catedral”, acrescentou o padre.
Uma das mais antigas construções do estado do Amazonas, a Catedral Metropolitana de Manaus (Nossa Senhora da Conceição) integra a área tombada como patrimônio histórico, em 1988, pelo Iphan.
Via Segundo a Segundo