O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas iniciou mais uma campanha “Não Tire as Penas da Vida”. A ação visa prevenir e combater ilícitos ambientais no período do Festival Folclórico de Parintins.
A campanha tem por objetivo informar e sensibilizar a sociedade em geral a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feitos com produtos e subprodutos da fauna silvestre, como brincos, tiaras, cocares, entre outros adereços. A prática é um dos fatores que ameaçam a sobrevivência de várias espécies da fauna amazônica, notadamente as aves, que têm as penas extraídas para fabricação dos produtos.
Leia mais:
Ordem de apresentação dos bois no Festival de Parintins já está definida
Operação do IBAMA neutraliza 43 dragas usadas em garimpo ilegal no AM
O Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explica a escolha do mês de junho para o lançamento da campanha tem como motivação o festival folclórico dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso de Parintins/AM.
“Uma vez que, no período que o antecede e durante o festival, o mercado desses artesanatos aumentam muito, especialmente aqueles feitos com penas e subprodutos de fauna silvestre”, reforça.
Em caso de flagrante, os produtos do crime serão apreendidos e a pessoa autuada, podendo ser submetida a multa de R$ 500,00 ou R$ 5.000,00 por unidade de espécime identificado no artesanato. A multa pode ainda ser calculada por unidade de produto.
A Campanha educativa e Operação de Fiscalização Ambiental são realizadas no estado desde o ano de 2002.