As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Ibama inicia campanha contra comércio de artesanatos com penas de animais silvestres

Ibama inicia campanha contra comércio de artesanatos com penas de animais silvestres

Artesanatos feitos com penas de aves silvestres (Foto: Reprodução).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas iniciou mais uma campanha “Não Tire as Penas da Vida”. A ação visa prevenir e combater ilícitos ambientais no período do Festival Folclórico de Parintins.

A campanha tem por objetivo informar e sensibilizar a sociedade em geral a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feitos com produtos e subprodutos da fauna silvestre, como brincos, tiaras, cocares, entre outros adereços. A prática é um dos fatores que ameaçam a sobrevivência de várias espécies da fauna amazônica, notadamente as aves, que têm as penas extraídas para fabricação dos produtos.


Leia mais:

Ordem de apresentação dos bois no Festival de Parintins já está definida

Operação do IBAMA neutraliza 43 dragas usadas em garimpo ilegal no AM


O Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explica a escolha do mês de junho para o lançamento da campanha tem como motivação o festival folclórico dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso de Parintins/AM.

“Uma vez que, no período que o antecede e durante o festival, o mercado desses artesanatos aumentam muito, especialmente aqueles feitos com penas e subprodutos de fauna silvestre”, reforça.

Em caso de flagrante, os produtos do crime serão apreendidos e a pessoa autuada, podendo ser submetida a multa de R$ 500,00 ou R$ 5.000,00 por unidade de espécime identificado no artesanato. A multa pode ainda ser calculada por unidade de produto.

A Campanha educativa e Operação de Fiscalização Ambiental são realizadas no estado desde o ano de 2002.