Um homem, identificado como Amaral Elfrásio de Oliveira, morreu nesta terça-feira (01/04), após contrair leptospirose ao ter a casa alagada durante chuva, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. Ele era servidor da público da Secretária Estadual de Educação (Seduc-AM) e estava internado em um hospital particular da cidade.
De acordo com informações preliminares, Amaral contraiu a doença após ter a casa inundada pela água da chuva. Na ocasião, precisou retirar os pertences e o animal de estimação.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja abaixo) mostra o homem em meio a água poluída. A vítima apresentou sintomas como febre, dor de cabeça, fraqueza e dores no corpo. Foi internado, mas não resistiu à gravidade da doença.
Homem morre por leptospirose após alagamento em Manaus pic.twitter.com/TfGhgO8Eoh
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 2, 2025
Leia mais:
Acidente entre carros no Petrópolis deixa mulher grávida ferida
Rabdomiólise: entenda a “doença da urina escura” que afeta atletas
Leptospirose
De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas.
O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
Sintomas
Podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.