A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), divulgou que está com baixo estoque de sangue, por isso convoca doadores de todos os tipos sanguíneos. Nesta época de fim de ano, tradicionalmente aumenta a demanda por componentes do sangue na capital e no interior.
A gerente da Captação de Doadores do Hemoam, Nívia França, explica que a meta de doações diária está quase 40% abaixo do esperado. Ela disse:
“Temos a meta diária de 250 doações e estamos levando cerca de dois dias para alcançar essa média. Por exemplo, essa semana, em um dia, houve pouco mais de 140 doações e em outro alcançamos o número de 150”.
Leia mais:
Wilson Lima anuncia retomada total dos atendimentos de saúde no Amazonas
Hemoam reforça importância de Lei que garante prioridade em filas a doadores de sangue
Ela continuou, fazendo um apelo à população:
“Fazemos esse pedido especial, porque a nossa necessidade tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causada em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes. Se você doou só uma vez, por favor, volte ao hemocentro, precisamos de você para evitar o desabastecimento”.
Requisitos
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.