Considerado o maior e mais completo curso promovido pela Guarda Municipal, o 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR) começou nesta segunda-feira (9/6), para 47 guardas. A ideia é preparar e formar novos operadores do grupamento Romu (Ronda Ostensiva Municipal), responsável por atuar em ocorrências de alta complexidade e reforçar o patrulhamento preventivo na capital.
“Esses cursos, eles visam aperfeiçoar a nossa polícia municipal para que a gente esteja preparado para grandes ocorrências. A polícia municipal, agora, ela vem com essa novidade de ajudar também na segurança pública de Manaus”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida.
Concurso em 2026
David também afirmou que, ainda este ano, um novo treinamento será aplicado e um concurso para novos policiais municipais será realizado em 2026.
“Em agosto, a gente inicia a formação de mais 150 policiais municipais e, no ano que vem, a gente vai fazer um concurso para 500 a 550. Com isso, a gente chega a 1500 guardas”, disse o prefeito.
Veja a fala do prefeito:
David Almeida anuncia polícia municipal em curso tático de guardas em Manaus pic.twitter.com/DpHoEfT732
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 9, 2025
Leia também:
Novo concurso da Guarda Municipal deve sair em 2026, anuncia prefeito de Manaus
Comissão de Segurança Pública da CMM sugere que Guarda Municipal se torne Polícia Municipal
Base da Guarda Municipal na zona Leste
Segundo o prefeito, uma base para a atuação de policiais municipais no bairro São José, zona Leste de Manaus, será entregue em poucos dias.
“No final desse mês agora, do mês de junho, a gente consegue entregar aquela base, já com a formação desses novos guardas”, explicou David.
Guardas Municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública
No último dia 28 de maio, o prefeito David Almeida anunciou a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, estrutura inédita que permitirá o repasse direto de verbas federais para a cidade. Com isso, Manaus já se prepara para instituir a Polícia Municipal, assim que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) for sancionada em Brasília.
Essa PEC foi aprovada, por unanimidade, no Senado Federal no dia 27 de maio e o texto seguiu para a Câmara dos Deputados antes da sanção definitiva. O projeto inclui as guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública.