O prefeito de Manaus David Almeida falou, na manhã desta terça-feira (15/04), sobre a retirada gradual dos cobradores dos ônibus, o reajuste salarial de 12% dos trabalhadores e também do aumento da tarifa do transporte coletivo.
“A prefeitura entende que as duas partes têm razão, a gente está buscando o diálogo para tentar encontrar um denominador comum. Para que essa retirada [dos cobradores] seja de forma gradual, em 3 ou 4 anos, e não da forma como está sendo proposta”, disse o prefeito ao comentar sobre a greve dos rodoviários que já afeta cerca de 500 mil pessoas na capital amazonense.
Veja o vídeo:
Greve de ônibus: David Almeida fala sobre retirada gradual de cobradores em Manaus pic.twitter.com/xFqKkJVWyA
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 15, 2025
Leia mais:
VÍDEO: Greve causa tumulto em terminal de ônibus em Manaus
VÍDEO: População enfrenta greve de ônibus em Manaus; cerca de 500 mil pessoas são afetadas
Passageiros sentem no bolso: preço de corridas de app sobem durante greve de ônibus em Manaus
Remanejamento
Ainda de acordo com David Almeida, a ideia é capacitar os cobradores e remanejá-los para outras funções dentro das empresas para minimizar os impactos causados pela ausência dos trabalhadores.
“Vamos preparar os cobradores, vamos fazer uma transição, vamos treiná-los, vamos fazer uma capacitação deles para que eles possam ser aproveitados em outras funções”, disse o chefe do executivo municipal.
Reajuste salarial
Ao falar sobre a reivindicação dos trabalhadores pelo reajuste salarial de 12%, David Almeida ressaltou que o aumento só será possível após o aumento da tarifa de ônibus.
“Ainda tem o problema do dissídio deles que é o aumento. Esse aumento só vai ser possível em função do aumento da passagem, da diminuição dos cobradores como eles estão negociando”, afirmou.
*colaboração de Erick Nogueira