Faltando pouco mais de um mês para o início do Festival de Parintins 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oficializou o repasse de R$ 10 milhões aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. O valor, dividido igualmente entre os dois grupos folclóricos, representa um reforço essencial para a fase final de produção de alegorias, figurinos e ensaios que antecedem os três dias de espetáculo, marcados para os dias 27, 28 e 29 de junho.
De acordo com o secretário de Cultura, Caio André, o governador Wilson Lima determinou prioridade no pagamento para garantir tranquilidade na execução artística. “A orientação foi clara: agilizar o repasse para que os bois possam trabalhar sem atrasos. O Festival de Parintins cresce a cada ano e a expectativa é de mais uma edição histórica”, destacou o secretário.
A projeção para 2025, segundo a Amazonastur, é de que o evento movimente cerca de R$ 184 milhões na economia local — número superior ao registrado em 2024 — e atraia mais de 120 mil visitantes à ilha tupinambarana.
Para o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, o apoio financeiro é um combustível fundamental para manter o alto nível do espetáculo. “Recebemos o valor com responsabilidade e gratidão. Isso nos permite seguir com o cronograma e valorizar os artistas que constroem o nosso boi”, afirmou.

Fred Góes, presidente do Boi Garantido, também destacou o impacto positivo do investimento. “Esse recurso garante que possamos seguir nosso planejamento de pagamentos e continuar valorizando a cultura popular com dignidade. O governador tem sido sensível à importância do Festival”, ressaltou.

Leia mais:
Bumbás de Parintins são homenageados na Câmara dos Deputados
Apoio de grandes marcas
Além do suporte financeiro do Governo do Estado, o Festival de Parintins também conta com patrocínio de empresas de renome nacional e internacional, como Coca-Cola, Samel, Bemol, Vivo, Natura, Eneva, Assaí Atacadista, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, além dos ministérios da Cultura e do Turismo.