O Governo do Amazonas iniciou nesta terça-feira (13/5) uma série de reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para alinhar os próximos passos das obras do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai).
A missão técnica segue até quinta-feira (15/5), na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em Manaus.
O encontro marca a chamada Missão de Pré-Arranque, etapa preparatória para a visita oficial do BID ao município de Parintins, prevista para junho. A pauta principal é a atualização de metas e indicadores, além da revisão dos documentos que servirão de base para a próxima fase de execução do programa.
“Essa missão com o BID tem o propósito de alinhar e validar as ações. Estamos atualizando as metas com base na concepção original do projeto”, afirmou o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, que representou o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo.
Leia mais:
- Vereador propõe solução para mobilidade urbana em Manaus e Zé Ricardo rebate: “Não há metrô que resolva”
- INSS: CPMI para investigar fraudes é protocolada; saiba quem assinou

Governo e BID definem ajustes para obras
Participam das reuniões representantes de diversas áreas do BID, incluindo água e saneamento, aquisições, meio ambiente, governança e turismo.
A missão discute temas como financiamento retroativo, plano de aquisições, análise de obras antecipadas e definição de datas para o plano de trabalho.
Os ajustes definidos nesta fase serão consolidados em documentos técnicos que darão suporte à Missão de Arranque em Parintins, onde as obras devem ser intensificadas. A expectativa do governo é garantir condições técnicas e operacionais para a continuidade e conclusão eficaz do programa.