30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Fumaça das queimadas pode afetar saúde de amazonenses, alerta especialista

Publicado em:

- Anúncio -

A fumaça causada pelas queimadas pode afetar a saúde dos amazonenses e agravar quadros de doenças respiratórias, segundo o epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (Legepi).

“A fumaça não tem relação direta com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas pode agravar o quadro de saúde das pessoas que sofrem com doenças respiratórias como asma e bronquite. Alguns efeitos diretos podem ser facilmente identificados, como tosse seca, sensação de falta de ar, irritação dos olhos e garganta, congestão nasal ou alergias na pele”, alertou.

O epidemiologista também comentou sobre os efeitos negativos na saúde mental de pessoas mais vulneráveis. “Pois os níveis elevados de poluição atmosférica aumentam suas preocupações e incertezas, além de limitarem atividades de lazer ou terapêuticas ao ar livre”, disse ele.

“Finalmente, não podemos desconsiderar o aumento na busca por atendimentos médicos ambulatoriais e internações hospitalares, o que sobrecarrega os já precários serviços de saúde”, finalizou Orellana.


Leia mais

Onda de fumaça afeta Manaus pelo 4° dia consecutivo; cidade entra em ‘estado de mobilização’

Manaus sofre com fumaça pelo 3° dia consecutivo e qualidade do ar é considerada ‘muito ruim’


Desde sábado (10/08), a capital amazonense tem enfrentado o céu encoberto por fumaça e a qualidade do ar atingiu níveis elevados de poluição. Os bairros mais afetados são Morro da Liberdade com 97.5 µg/m3, Aparecida com 97.9 µg/m3 e Colônia Oliveira Machado com 97.2 µg/m3.

As crianças, os idosos e também os animais são os mais vulneráveis pela situação. A professora Erica Loeffler tem duas filhas, e contou que elas já ficaram doentes devido à onda de fumaça e sofreram com dor de garganta, que é um dos principais sintomas, além de náuseas, tosse e ressecamento de vias aérea. Ela contou, ainda, que usa umidificadores de ar para amenizar os efeitos da poluição.

Foto: Divulgação/Selva

Cuidados com os pets

A médica veterinária Katarina Mota faz um alerta aos tutores para prestarem atenção aos primeiros sinais respiratórios que os cães e gatos podem apresentar. “Geralmente eles ficam mais cansados, podem espirrar, escorrer o nariz (parece quando a gente tem rinite, sabe?). Manter as vacinas em dia, como a da gripe por exemplo”, disse ela.

A veterinária também deu dicas para amenizar os efeitos da fumaça e os sintomas nos animais. “Pode usar umidificador de ar, fazer inalação com soro fisiológico, evitar deixar as janelas abertas e evitar expor o pet no ambiente externo (a não ser que ele só faça as necessidades fora), hidratar bem com água fresca (pode colocar gelo), frutas como melancia e melão que tem bastante água”, destacou

Municípios do Amazonas

Em Novo Aripuanã, a qualidade do ar é considerada “péssimo” ao registrar 144.2 µg/m3, na tarde desta terça-feira (13/08). Outra cidade que atingiu níveis elevados de poluição foi Tapauá, com 146.7 µg/m3.

Foto: Divulgação/Selva
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -