A fumaça causada pelas queimadas pode afetar a saúde dos amazonenses e agravar quadros de doenças respiratórias, segundo o epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (Legepi).
“A fumaça não tem relação direta com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas pode agravar o quadro de saúde das pessoas que sofrem com doenças respiratórias como asma e bronquite. Alguns efeitos diretos podem ser facilmente identificados, como tosse seca, sensação de falta de ar, irritação dos olhos e garganta, congestão nasal ou alergias na pele”, alertou.
O epidemiologista também comentou sobre os efeitos negativos na saúde mental de pessoas mais vulneráveis. “Pois os níveis elevados de poluição atmosférica aumentam suas preocupações e incertezas, além de limitarem atividades de lazer ou terapêuticas ao ar livre”, disse ele.
“Finalmente, não podemos desconsiderar o aumento na busca por atendimentos médicos ambulatoriais e internações hospitalares, o que sobrecarrega os já precários serviços de saúde”, finalizou Orellana.
Leia mais
Desde sábado (10/08), a capital amazonense tem enfrentado o céu encoberto por fumaça e a qualidade do ar atingiu níveis elevados de poluição. Os bairros mais afetados são Morro da Liberdade com 97.5 µg/m3, Aparecida com 97.9 µg/m3 e Colônia Oliveira Machado com 97.2 µg/m3.
As crianças, os idosos e também os animais são os mais vulneráveis pela situação. A professora Erica Loeffler tem duas filhas, e contou que elas já ficaram doentes devido à onda de fumaça e sofreram com dor de garganta, que é um dos principais sintomas, além de náuseas, tosse e ressecamento de vias aérea. Ela contou, ainda, que usa umidificadores de ar para amenizar os efeitos da poluição.
Cuidados com os pets
A médica veterinária Katarina Mota faz um alerta aos tutores para prestarem atenção aos primeiros sinais respiratórios que os cães e gatos podem apresentar. “Geralmente eles ficam mais cansados, podem espirrar, escorrer o nariz (parece quando a gente tem rinite, sabe?). Manter as vacinas em dia, como a da gripe por exemplo”, disse ela.
A veterinária também deu dicas para amenizar os efeitos da fumaça e os sintomas nos animais. “Pode usar umidificador de ar, fazer inalação com soro fisiológico, evitar deixar as janelas abertas e evitar expor o pet no ambiente externo (a não ser que ele só faça as necessidades fora), hidratar bem com água fresca (pode colocar gelo), frutas como melancia e melão que tem bastante água”, destacou
Municípios do Amazonas
Em Novo Aripuanã, a qualidade do ar é considerada “péssimo” ao registrar 144.2 µg/m3, na tarde desta terça-feira (13/08). Outra cidade que atingiu níveis elevados de poluição foi Tapauá, com 146.7 µg/m3.