As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Frota de veículos do Amazonas cresceu neste ano mais que a população inteira de 60 municípios

Frota de veículos do Amazonas cresceu neste ano mais que a população inteira de 60 municípios

Números da Fenabrave mostram que o tamanho da frota de veículos no Estado e, em Manaus, particularmente, explodiu ao longo deste ano

A frota de veículos do Amazonas cresceu, até julho deste ano, 52.952 unidades, um número 7,61% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Estes dados constam do relatório Índices e Números do setor automobilístico, divulgado nesta semana, pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Para efeito de comparação, 0 número de veículos que ingressaram na frota do Amazonas neste ano é superior ao número de habitantes de 60 municípios do Estado, que têm população inferior a 51 mil habitantes. Em julho, por exemplo, foram acrescentados a frota do Amazonas 9.208 veículos, sendo  5.142 motocicletas e 3.736 veículos de passeio/comerciais leves. 


Saiba mais:

Conselho da Suframa analisa projetos que preveem R$ 1,25 bilhão em investimentos

Ex-caciques da política amazonense vão depender de campeões de votos para chegar em Brasília


Frota de Manaus explode e trânsito vira desafio para gestores

A frota de veículos de Manaus puxou a tendência de crescimento do Estado e aumentou nos sete primeiros meses do ano um total de 41.141 mil veículos, um crescimento de 6,97% em relação ao mesmo período de 2024. Ao contrário dos números absolutos do Estado, onde a liderança fica com as motocicletas, na capital a maioria dos veículos incorporados a frota são de passeio/comerciais leves: 20.188 mil, contra 19.0464 mil motocicletas.

Somente no mês de julho deste ano foram incorporados a frota circulante de Manaus um total de 3.656 veículos de passeio/comerciais leves, 24,35% a mais que junho/25 (2.940 unidades) e 16,25% a mais que julho do ano passado (3.145 unidades).

O crescimento da frota de veículo de Manaus, neste ano, traz desafios gigantes para as políticas públicas de mobilidade urbana na cidade, que hoje possui mais de 2 milhões de veículos circulando diariamente pelas nossas ruas.

“Grandes obras consomem um dinheiro que a cidade não tem, daí a prefeitura ter, de tempos em tempos, que fazer novos empréstimos para construção de passagens de nível, viadutos, rotatórias e duplicações de pista”, analisa um técnico do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMTT), ouvido sob sigilo sobre os problemas do trânsito e soluções que mais prejudicam do que ajudam na fluidez do tráfego.

Ele cita como exemplo de ação que não custa muito, mas causa mais problemas que solução o recente estreitamento de faixa promovido na avenida Desembargador João Machado, na região da confluência com a rua Professora Cacilda Pedroso.

“Ali quem vai do Centro para o bairro tem uma pista extra entre a Cocil e a Cacilda Pedroso, mas assim que passa a pista fica com faixa única. O mesmo acontece com quem vem do bairro para o Centro. Essa ação não diminuiu o congestionamento e só irrita os motoristas”, atesta esse técnico.