Novo fluxo de pronto atendimento do Hospital Platão Araújo começa a funcionar nesta segunda; veja o que muda

Foto: Divulgação
Inicia nesta segunda-feira (27/10) o funcionamento do novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona Leste de Manaus. A unidade passa a adotar o modelo Fast Track, com fluxo específico para os casos de baixa complexidade.
Esses pacientes passam a ser assistidos no pronto atendimento com o médico indo até eles, enquanto os mais graves seguem para os setores especializados do hospital, garantindo que ambos recebam o tratamento adequado, reduzindo o tempo de espera.
O novo fluxo do pronto atendimento tem como base o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional usado em serviços de urgência e emergência. O sistema é adotado para priorizar o atendimento médico com base na gravidade do quadro clínico dos pacientes.
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Segundo o diretor-geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, o atendimento será conduzido de maneira multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistência social e recepção atuando de maneira integrada.
“A cada plantão de 12 horas teremos uma equipe de sete médicos, seis enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem atuando na assistência do paciente”, destaca.
Passo a passo

De acordo com a diretora técnica do Platão Araújo, a médica Michele Oliveira, os pacientes que chegarem na unidade passarão por etapas de atendimento. O primeiro passo é pegar senha de atendimento no totem da entrada. Em seguida, serão chamados na recepção para realizar cadastro de atendimento. A etapa seguinte é a triagem. “Essa é uma das principais fases do atendimento, em que o paciente será classificado conforme o histórico e gravidade dos sintomas. Os casos de baixa complexidade receberão pulseira azul ou verde e aguardam atendimento no Fast Track”, explica.
No Fast Track, diz ela, o paciente é chamado, atendido por um médico, que avalia os sintomas e o encaminha para medicação ou realização de procedimento como curativo. “O tempo de resolução do caso desse paciente é de até uma hora”, afirmou.

Já os pacientes classificados na triagem com as cores laranja (grave) e amarela (urgente) seguirão para os espaços correspondentes. Lá, o médico vai até o paciente, avalia e orienta a conduta clínica a ser adotada, com realização de exame para diagnóstico e medicação. “Na sala amarela o tempo médio de resolução é de até 8 horas e na laranja até 24 horas após o atendimento inicial do paciente. Esse é o tempo estimado para que a equipe médica define se o paciente vai pegar alta ou precisará ser internado, ou passar por cirurgia, por exemplo”, detalha Michele.
Estrutura
Para instalação dos novos fluxos, o pronto atendimento da unidade passou por obras de reforma e reestruturação dos espaços. Agora, o pronto atendimento do HPS Platão Araújo conta com recepção, sala de triagem, de medicação, de procedimento, área amarela, laranja e fast track, posto de enfermagem e médico, farmácia satélite e banheiros.






