A 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira (30). Será a primeira de três noites. Um dia antes, os bumbás Garantido e Caprichoso apresentaram seus temas, em coletivas. Confira:
Saiba mais:
Festa dos Visitantes reinventa tradição do Festival de Parintins
Festa dos visitantes e Festival de Parintins serão transmitidos no Largo São Sebastião, em Manaus
Dicas para evitar intoxicação alimentar no Festival de Parintins
Garantido
O Boi-Bumbá Garantido leva para a arena do Bumbódromo, a partir desta sexta-feira (30/06), um canto por todas as vidas e parte da sua história, dividido em três grandes atos. O bumbá traz para a 56ª edição do festival uma das maiores lideranças indígenas da atualidade, cacique Raoni Meturike, do povo Kaiapó.
O Garantido abre a primeira noite do Festival de Parintins, com o espetáculo “A vida depende da vida”, falando sobre a urgência dos cuidados com a natureza e com as vidas humanas, celebrando lideranças contemporâneas na defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e dos direitos humanos.
Para a segunda noite, a narrativa do Garantido leva para a arena o subtema “Eu sou porque nós somos!”. A terceira e última noite fará uma viagem pela história de luta e glória do boi da Baixa do São José, recordando sua trajetória e revivendo emoções já apresentadas na arena do Bumbódromo. O subtema “Amor por toda a vida” promete recontar a história com novas personagens, como é o caso da lenda amazônica do Mapinguari, que em 1997 impressionou com realismo e grandeza.
Caprichoso
Em busca do bicampeonato, o Boi-Bumbá Caprichoso, é o segundo a se apresentar nesta sexta-feira (30/06), na primeira noite festival. Com o tema “O brado do povo guerreiro”, apresentou, em coletiva de imprensa, na quinta-feira (29/03), o projeto de arena para as três noites de festa.
Durante os três dias de apresentação, serão feitas homenagens aos povos originários indígenas, além de reverenciar a história da cidade de Parintins. Erick da Silva Nakanomi, diretor do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, explicou que serão quatro peças de alegorias e muita referência histórica aos povos originários com a presença dos mesmos dentro da apresentação.
Em 2023, a rainha do Boi-Bumbá Caprichoso, Cleise Simas, destacou que o objetivo é entregar excelência e buscar o bicampeonato, com todos os itens sincronizados e empenhados para fazer o melhor espetáculo possível.