Na manhã deste domingo (2/2) um avião Embraer EMB-810 Seneca com cerca de 500 kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira, após entrar clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, pelo estado do Amazonas.
A ação faz parte da Operação Ostium, iniciativa integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é combater atividades ilícitas nas regiões de fronteira, em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP).
A aeronave era procedente do Peru e foi identificada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdab). Em resposta, a FAB acionou aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk para a interceptação. Além dos meios aéreos, foram utilizadas plataformas orbitais (satélites) para inteligência e monitoramento.
Saiba mais:
Teatro Amazonas oficializa candidatura a Patrimônio Mundial da Unesco
Motorista de app morre ao ficar preso dentro de carro durante alagamento, em SP
Os procedimentos para averiguação e mudança de rota foram executados progressivamente. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra a cerca de 80 quilômetros de Manaus, colidindo com árvores na área. Após a aterrissagem, os ocupantes incendiaram a aeronave e fugiram. A carga foi incinerada juntamente com os destroços.
O PT-FRU não está no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
*Com informações do G1.