Tem início neste domingo, 28, a 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que acontece no Kartódromo da Vila Olímpica, bairro Alvorada, zona oeste de Manaus. A Expoagro 2022 vai até o dia 4 de setembro, sempre das 9h às 22h, oferecendo programação voltada ao produtor rural e público em geral.
O evento será composto de:
- Apresentações regionais;
- Capacitações;
- Parque de diversão;
- Rodeio;
- Gastronomia;
- Estandes com os potenciais produtivos dos municípios do Amazonas, entre outros.
Leia mais:
Expoagro acontece de 28 de agosto a 4 de setembro em Manaus
Festival Amazonas de Dança inicia programação nesta terça-feira (23)
Vários setores produtivos do Amazonas se farão presentes no evento, como o da pesca. Leoci Cultrin, secretário-executivo de pesca e aquicultura de Sepro, falou à Onda Digital sobre a importância da Expoagro:
“Somos um estado de pesca. Desenvolvemos a pesca ornamental, nossos peixes são exportados para vários países. Temos a pesca manejada, através da qual revertemos a extinção do pirarucu. Temos a pesca artesanal, a mais importante e que gera alimento para todos os ribeirinhos. E a pesca esportiva, que vem crescendo e atraindo turistas do mundo todo. Tudo isso as pessoas podem conferir na Expoagro, assim como várias atividades do setor primário”.
Francisco de Souza, produtor rural e presidente da Associação dos Criadores de Abelhas do Estado do Amazonas, também marca presença no evento para divulgar seus produtos. Ele disse o seguinte à Onda Digital:
“A Expoagro serve pra mostrar os produtos que temos dentro do nosso Amazonas, enfatizando uma alimentação saudável e melhorias para o homem do campo. As abelhas em especial promovem a polinização dos plantios. Quem trabalha com abelhas, não usa agrotóxico”.
A Expoagro foi interrompida por seis anos, até ser retomada pelo Governo do Amazonas em 2019. Hoje serão entregues troféus para homenagear 20 produtores rurais que contribuíram de forma significativa para o setor primário do Amazonas. Serão entregues também cinco picapes para Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).