Os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus tiveram início na noite de segunda-feira (24/02), no Sambódromo, reunindo brincantes, quesitos oficiais que contam pontos no desfile e torcedores, muitos vindos das comunidades de origem das agremiações. Os desfiles das escolas de samba fazem parte do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Passaram pela passarela do samba realizando seus ensaios técnicos as quatro escolas que abrem a programação do Grupo Especial no sábado (1º/03): Sem Compromisso (20h), Vitória Régia (21h20), Unidos do Alvorada (22h40) e Vila da Barra (meia-noite).

Acompanhando a noite de ensaios técnicos, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, ressaltou que a noite também é importante para ajustes técnicos de quem trabalha nos bastidores. “A importância é fundamental. Haja vista que hoje se afinam os últimos ajustes de cada escola. Também para o pessoal que vai trabalhar aqui em nome do Governo do Estado. Tanto em relação ao som, quanto à questão da segurança, da iluminação”, pontuou.
Leia mais:
VÍDEO: Casal é flagrado fazendo sexo durante ensaio de carnaval na Sapucaí
Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Entenda se você terá folga em 2025
“Então, esses ensaios servem, também, para que nós passemos os últimos ajustes. A importância é maravilhosa e aqui, no sábado, nós teremos a grande apoteose do samba com grandes desfiles. Porque eu tenho certeza que nós faremos um grande Carnaval, não só para toda a população do Amazonas, mas para todo o Brasil”, afirmou o secretário.
Para o presidente da Sem Compromisso, Andrew Lobo, fez uma analogia entre Carnaval e futebol, lembrando que os ensaios são como um treino para um jogo. “Hoje foi um ensaio muito bom, a gente vê essa estrutura de sonorização. Tivemos algumas dificuldades, mas graças a Deus deu tudo certo e vamos para o dia 1º, fazer um grande desfile. A gente fez uns ajustes. Treino é treino, jogo é jogo, entendeu? Então, a gente fez hoje o nosso ensaio, vamos pontuar as coisas que deram erro para vir perfeito no dia 1º”, afirmou.

Ensaios das escolas desta terça
Nesta terça-feira (25/02), mais quatro escolas do grupo especial realizam seus ensaios técnicos no sambódromo: Mocidade Independente de Aparecida (20h), Andanças de Ciganos (21h20), Reino Unido da Liberdade (22h40) e A Grande Família (meia-noite).
Durante os ensaios técnicos, além de ajustar o que precisa ser corrigido para o dia do desfile e ensaiar quesitos como comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, as escolas também aproveitam para se conectar com suas comunidades, que costumam ir ao Sambódromo para assistir aos ensaios e, também, empolgar os brincantes que comparecem para participar do ensaio.