Mais de 21 mil pessoas utilizaram o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros para vir até Parintins (a 369 km da capital). O dado da Operação Parintins 2023 foi levantado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), responsável por coordenar e fiscalizar esse modal.
Ao todo, 21.138 pessoas deixaram os municípios do Estado em direção à Ilha Tupinambarana, no período de 20 de junho até o fim da manhãde desta quinta-feira (29/06). Sessenta e sete embarcações passaram por fiscalização das equipes do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Arsepam, em parceria com outros órgãos da estrutura do governo estadual e federal.
O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, destacou que até o presente momento não ocorreram grandes intercorrências nas embarcações que prestam o serviço de transporte intermunicipal. Contudo, ele salienta que o fluxo de passageiros deve apresentar um aumento significativo a partir desta sexta-feira, 30.
Leia mais:
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirma presença no Festival de Parintins
O gestor adiantou, ainda, que 181 embarcações receberam o passe emitido pela Marinha do Brasil, estando assim aptas a efetuar viagens ao município dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Começo
As fiscalizações da Arsepam iniciaram no dia 20 de junho em Manaus, no porto da capital e na Manaus Moderna, ambos no Centro, e em 28 de junho no Porto de Parintins.
Na Ilha, a Arsepam conta com o quantitativo de 20 servidores. Os trabalhos seguirão até o dia 3 de julho em Manaus e na Ilha da Magia.
Os usuários de embarcações intermunicipais podem efetuar denúncias para a Ouvidoria da Arsepam, por telefone, pelo 0800 280 8585 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e pelo (92) 98408-1799 (possui o WhatsApp 24 horas).