Já pensou ir ao 56º Festival Folclórico de Parintins e passar mal de saúde por ter ingerido algum alimento que não fez bem? Para prevenir esse tipo de situação durante a festa confira algumas dicas.
A principal medida a ser tomada pelo participante do festival é conferir as condições de armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Se houver alterações nas características originais, o alimento não é apropriado para consumo.
Outra orientação sanitária é dar preferência à compra de alimentos em comerciantes credenciados que passaram por treinamentos de boas práticas de manipulação junto à Vigilância Sanitária de Parintins em conjunto ao Devisa da FVS-RCP. Esses comerciantes podem ser identificados por meio de certificações expostas nas barracas.
Leia mais:
Turistas devem ultrapassar o número de habitantes de Parintins durante festival
“Na hora de recarregar as energias, é importante o participante do festival observar se há alterações de odor, cor, sabor, consistência e aparência do alimento, que são fatores que demonstram que o alimento não está apropriado para o consumo”, enfatiza a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.
Em caso de identificação de estabelecimentos ou barracas que desrespeitem as normas sanitárias de alimentação segura, o participante do Festival Folclórico de Parintins pode realizar denúncias para a Vigilância Sanitária do município por meio do: (92) 99169-8671.
Ah, e não esqueça de beber muita água. Se hidrate bem com água de qualidade e própria para consumo humano. Durante a festa, a hidratação deve ser frequente. Para evitar desidratação e mal-estar, é importante intercalar bebidas alcoólicas com goles de água.