Professor é a peça fundamental para o ensinamento, e vai além da leitura e aprendizados na sala de aula. Esse profissional faz parte da transformação de pessoas em grandes profissionais e também contribui na construção de uma sociedade. A data escolhida para homenagear o Professor é hoje, 15 de outubro, e pensando nisso, escrevemos esta matéria trazendo a história do ‘Café Literário’, de autoria do professor do ensino médio, Alessandro Gomes, que beneficia estudantes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, localizada na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, km 24 da BR-319, município de Careiro da Várzea.
Alessandro Gomes conta que o projeto ‘Café Literário’ nasceu no ano de 2018, com o intuito de estimular a leitura e a escrita no Ensino Médio. O ‘Café Literário’ é uma atividade extracurricular, na qual o professor Gomes se encontra com os alunos em uma espécie de piquenique com lanches, e juntos se deliciam na leitura literária.
“O projeto café literário tem um valor imensurável na minha vida profissional, pois através da literatura podemos transformar vidas, apropriando-se como um instrumento que liberta. É a arte que nos permite fugir da realidade, nem que seja por alguns minutos, para amenizar a dor de existir. Parafraseando o maranhense Ferreira Gullar: a literatura existe porque a vida não basta!”, destacou Gomes.
Alessandro mora em Manaus, no bairro Tarumã, zona Oeste, e de segunda a sexta-feira, se desloca para o Porto da Ceasa, onde embarca em uma lancha em direção à Comunidade Sagrado Coração de Jesus. O professor não nega que o trajeto no dia a dia é difícil e por muitas vezes cansativo, mas mesmo com essa correria diária, ele encontra motivação em cada aluno dedicado ao estudo, para continuar na profissão.
“São muitas as dificuldades encontradas, porém o que nos motiva a continuar são aqueles alunos que realmente buscam conhecimento, sabemos que os desafios são muitos, pois a escola fica localizada na área ribeirinha, passamos por períodos como as cheias dos rios e a seca, o que dificulta o acesso dos alunos a escola. Nesse cenário, conseguimos realizar um trabalho satisfatório, com o apoio dos pais e dos comunitários. Sou feliz por trabalhar no interior, são realidades únicas e que com certeza marcam a vida de um educador”, afirmou.
A aluna da segunda série do ensino médio, Vitória Taveira, participa pela segunda vez do projeto. Para Vitória, essa oportunidade é gratificante, pois o aprofundamento da leitura tem aprimorado seu conhecimento e reconhece que o profissional da educação merece ser valorizado.
“Sinto uma alegria imensa de poder participar do meu segundo #CaféLiterário dos 8 que já ocorreram. Um projeto incrível criado pelo professor Alessandro Gomes, e que vem se superando a cada ano. Uma experiência surreal de viajar no tempo da Literatura, e de poder mostrar pras pessoas o quão ela é importante. Obrigada, Galessa gom. O senhor é demais!”, declarou a estudante em agradecimento ao educador.
Atualmente cerca de 250 estudantes da escola estadual Tancredo de Almeida Neves, são alcançados com as aulas de literaturas que são realizadas com leitura em voz alta para obtenção de maior aprendizado e compartilhamento do conhecimento com a classe. De acordo com o educador, após finalizarem a leitura do livro, os alunos recebem apoio e orientação para apresentarem uma peça teatral sobre o tema literário.