Destroços da lancha Lima de Abreu XV são encontrados; Bombeiros seguirão buscas no domingo (15)

Lancha naufragada no Encontro das Águas era do mesmo modelo desta Expresso
Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cobom) encontraram, neste sábado (14/02), os destroços da lancha Lima de Abreu XV, que naufragou na tarde de sexta-feira (13/02), no Encontro das Águas. A embarcação realizava o trajeto de Manaus até o município de Nova Olinda do Norte.
Conforme os mergulhadores, a embarcação está localizada a uma profundidade de aproximadamente 50 metros e deverá ser resgatada pelos proprietários, que têm a responsabilidade de retirar o rio com segurança itens como combustível e possiveis elementos poluentes.
No total, 71 pessoas foram resgatadas com vida por embarcações que passavam pelo local, além de lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. Duas mortes foram confirmadas e sete pessoas seguem desaparecidas.
Saiba mais:
Tragédia do naufrágio leva Nova Olinda do Norte a cancelar o CarnaOlinda 2026
Justiça decreta prisão preventiva de comandante da lancha que naufragou no Encontro das Águas
A Marinha, que atuou junto às forças de resgate, abriu um inquérito administrativo para apurar as causas e as responsabilidades pelo acidentes.
Em Nova Olinda do Norte, a prefeitura cancelou o CarnaOlinda2026, principal festa do calendário de eventos do município, em luto as vítimas.
Na noite de hoje, a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, responsável pela Central de Plantão Criminal, decretou a prisão preventiva de Pedro José da Silva Gama, comandante da lancha Lima de Abreu. Como a decisão saiu no final da noite, as autoridades policiais só poderão cumprir o mandato a partir das 6h deste domingo.





