O avião de matrícula PT-JCZ, que caiu há cinco dias, foi localizado, na tarde desta quarta-feira (25/12), pela Força Aérea Brasielira (FAB), em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Não há sobreviventes.
A Prefeitura de Manicoré confirmou que a aeronave era pilotada por Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, natural de Fernandópolis, no interior de São Paulo. O piloto morava em São José do Rio Preto (SP) e viajou para o Amazonas a trabalho. O outro ocupante era Breno Braga Leite.
Após os destroços da aeronave serem localizados, uma força-tarefa foi montada para entrar na área de mata fechada. Os trabalhos contam com apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e cães farejadores.
Veja o vídeo:
🚨Avião desaparecido há cinco dias é encontrado destruído em Manicoré pic.twitter.com/7BPBH09yNx
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 25, 2024
Sem plano de voo registrado
A FAB informou que o avião não tinha plano de voo registrado e não foi detectado pelos radares de controle de tráfego aéreo. A operação de buscas pela aeronave contou com auxílio do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA).
Ainda segundo a FAB, não há número oficial de pessoas a bordo do avião. O GPS utilizado por Rodrigo indicava as últimas coordenadas no sudeste de Manicoré. As investigações sobre o que provocou a queda da aeronave serão investigadas.
Saiba mais:
Avião cai em comunidade no Amazonas
Avião utilizado para transporte de drogas é interceptado pela polícia após pegar fogo no Amazonas
Nota da prefeitura de Mancioré
Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Manicoré se manifestou por meio de nota sobre o acidente com o avião. Confira abaixo:
Manicoré, 25 de dezembro de 2024
A Prefeitura Municipal de Manicoré, na pessoa do prefeito Lúcio Flávio do Rosário, vem a público informar sobre um triste acontecimento que abalou nossa comunidade, 25 de dezembro. Foram encontrados os destroços da aeronave de pequeno porte que caiu na última sexta-feira na zona rural da cidade.
As equipes de busca, que trabalharam arduamente em condições desafiadoras, localizaram os destroços a aproximadamente dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso.
A Prefeitura lamenta profundamente essa tragédia e se solidariza com as famílias das vítimas, o piloto Rodrigo Boer e Breno Braga Leite.
Neste momento de dor, a gestão municipal se coloca à disposição para oferecer o suporte necessário às famílias afetadas e agradece o empenho de todos os envolvidos nas buscas.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Manicoré