Uma denúncia está circulando na internet nesta segunda-feira, 26, apontando uma aproximação de alguns jurados do 56º Festival de Parintins, com membros ativos do Boi Caprichoso. O evento, que é um dos mais tradicionais do Amazonas, acontece nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho deste ano.
Segundo a denúncia, os três jurados, vindos da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), tem relações próximas com David Farias, Waneska Pimentel e Alex Cerqueira, pessoas, de acordo com a denúncia, envolvidas nos trabalhos do Boi Caprichoso.
Os jurados Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Mirian ABS, foram os nomes escolhidos em sorteio e fazem parte do grupo que vai julgar as duas agremiações neste ano.
Segundo as regras da disputa, os jurados vêm de outros estados e os nomes devem ficar sob sigilo até o dia da apresentação. Eles ficam com a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas, alegorias, os personagens de cada agremiação, com a missão de encontrar os pontos que um boi é melhor que o outro.
Leia mais:
Governo libera R$2 mi para bumbás e diz não repassar mais valor adicional
Ordem de apresentação dos bois no Festival de Parintins já está definida
O Portal Rede Onda Digital entrou em contato com o Boi Caprichoso para pedir esclarecimento sobre o caso. A assessoria de imprensa informou que o bumbá “não vai se pronunciar a respeito de um assunto considerado uma inverdade espalhada pelo contrário“.
Questionado sobre o assunto, a assessoria do Boi Garantido garante que não tem envolvimento nenhum com a denúncia.
Passado polêmico
Um dos nomes citados na denúncia como sendo ligado ao bumbá azul e branco é o do doutor em artes cênicas, Davi Farias. Ele teria um vínculo de amizade muito próximo com Reginaldo, Jaemerson e Miran, tendo fotos juntos publicadas em redes sociais.
Davi tem um passado polêmico. No Festival Folclórico de Parintins de 2015, ele ficou conhecido por atribuir uma nota máxima a um item do Boi Caprichoso que nem chegou a ser apresentado na arena. Na época, o próprio Caprichoso repudiou o fato.
Comissão dos Jurados
Os membros da Comissão Organizadora e Comissão de Escolha dos Jurados do 56° Festival Folclórico de Parintins foram nomeados pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, por meio do decreto Nº 025/2023-PGMP.
A Comissão Organizadora é composta por representantes do Poder Executivo Estadual, representantes do Poder Público Municipal e representantes dos bumbás Caprichoso e Garantido. Já a Comissão de Escolha dos Jurados é presidida pelo controlador-geral adjunto de Parintins, o advogado Hudson Correa Lopes, que já atuava como membro da Comissão desde 2017 e foi nomeado como presidente em 2022.
Joel dos Santos Braga e Agenor Dinelly Rodrigues também foram nomeados para compor a comissão. De acordo com Hudson Correa, a Comissão de Escolha dos Jurados é responsável por verificar todos os possíveis candidatos a jurados do festival, considerando seus perfis profissionais e se estão de acordo com o regulamento.
Os jurados vêm de outros estados e os nomes ficam sob sigilo até o dia da apresentação. Eles ficam com a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas, alegorias, os personagens de cada agremiação, com a missão de dar notas de 0 a 10 para cada apresentação de itens.