O delegado federal Umberto Ramos Rodrigues foi designado, nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Justiça para assumir a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. A nomeação está no Diário Oficial da União e traz a assinatura do novo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Umberto Ramos Rodrigues é irmão do deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e ingressou na PF em 2003, apenas três anos depois de se formar Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Umberto também é Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/2014)
Umberto Ramos começou a carreira na Delegacia de Foz do Iguaçu, no Paraná, e no ano seguinte veio trabalhar na corporação no Amazonas, onde ficou até 2009. Aqui ele chefiou as delegacias de Imigração, Repressão a Drogas e por último Combate ao Crime Organizado. Em 2010 foi cedido ao Governo do Estado para trabalhar como Secretário Executivo de Segurança Pública do governo de Omar Aziz, que estava concluindo o mandato de Eduardo Braga e se reelegeria em outubro para ficar até 2014.
No governo de Jair Bolsonaro, que tinha forte oposição do irmão deputado do delegado, Umberto Ramos trabalhou na chefia de gabinete da PF em 2019 e no ano seguinte foi diretor da Academia Nacional de Polícia.
Veja mais:
Ex-PF no Amazonas, Leandro Almada assume superintendência do RJ
A Zona Franca vai sangrar em 2023, alerta Marcelo Ramos
NOMEAÇÕES
Além da nomeação de Umberto Ramos Rodrigues para o Amazonas, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, nomeou outros 24 superintendente regionais, fazendo assim uma das maiores e mais rápidas mudanças nos rumos de uma instituição de Estado deste início da gestão Lula 3.0. Confira:
AC – Eduardo Rogerio Rodrigues dos Santos
AL – Luciana Paiva Barbosa
AM – Umberto Ramos Rodrigues
AP – Anderson de Andrade Bichara
BA – Flávio Marcio Albergaria Silva
CE – Rodrigo Carnzar Luiz Busto de Souza
ES – Eugenio Coutinho Ricaseiro Gomes
DF – Ce
GO – Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente
MA – Sandro Rogerio Jansen Castro
MG – Tatiana Alves Torres
MS – Agnaldo Mendonça Alves
MT – Lígia Neves Aziz Lucindo
PA – José Roberto Peres
PB – Christiane Correa Machado
PE – Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti
PI – José Antonio Simões de Oliveira Franco
PR – Rivaldo Venancio
RJ – Leandro Almada da Costa
RN – Larissa Freitas Carlos Perdigão
RO – Larissa Magalhães Nascimento
RS – Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues
SC – Aletea Vega Marona Kunde
SE – Aline Marchesini Pinto
SP – Rogerio Giampaoli
TO – Reginaldo Donizetti Gallan Batista