O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou, na tarde desta terça-feira (25), a criação da Escola Técnica de Manaus. A instituição de ensino deve colaborar para a qualificação de mão de obra para as empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e foi um dos planos anunciados pela prefeitura durante a inauguração do Distrito de Microindústrias (Dimicro). O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro da Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).
No local onde irá funcionar o Dimicro, segundo o prefeito, funcionava um depósito com materiais inservíveis da prefeitura que não era utilizado há 18 anos. No local será construída a escola técnica municipal. No espaço haviam cerca de 200 ambulâncias, que serão reformadas para ser usadas como “food-trucks”, a serem doadas para pequenos empreendedores.
O espaço será administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e servirá como incubadora para 28 indústrias.
Aproveitando a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, o prefeito David Almeida anunciou que em outra parte do terreno onde foi construído o Dimicro, a prefeitura irá inaugurar a primeira escola técnica municipal.
“Vamos treinar e formar o soldador que vai para o Distrito Industrial. O operador de máquina empilhadeira, todas as Nrs (Normas Regulamentadoras) de certificação para que assim possamos gerar emprego e renda para as empresas do Distrito Industrial”, afirmou.
Para o vice-presidente Geraldo Alckmin, o lançamento do Dimicro é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade de Manaus, uma vez que essas empresas terão a oportunidade de crescer e assim movimentar a economia cada vez mais.