Nesta quinta-feira, 11, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a ordem de serviço para a construção do Terminal de Integração 7. O investimento no novo espaço será de R$ 15 milhões e deve beneficiar mais de 45 mil pessoas por dia.
O novo terminal de ônibus será construído na avenida Torquato Tapajós, esquina com avenida do Turismo, bairro Tarumã-Açu, próximo ao complexo viário Lydia da Eira Corrêa. A obra terá 4 mil metros quadrados de área construída e contará com uma infraestrutura completa para atender com segurança e conforto a população de toda a cidade.
“O Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) já liberou o licenciamento de 2 milhões e 200 mil metros de obras, sendo que a grande maioria dessas obras é de empreendimentos, condomínios, nas zonas Oeste e Norte. Esse ponto é um local estratégico, onde teremos a oportunidade de sairmos em linha reta do Terminal 1, que é o do Centro, até aqui. Futuramente, com a construção do complexo viário da Arena da Amazônia, faremos esse percurso sem um sinal. Com isso, teremos esse modal do transporte coletivo em perfeito funcionamento, garantindo assim uma maior agilidade para a população”, enfatizou Almeida.
O terminal vai conectar diretamente os moradores do bairro às estações de transbordo do corredor viário da Torquato Tapajós e da avenida Constantino Nery, permitindo o pagamento de uma única tarifa.
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Conforme estudo técnico e levantamento realizado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atualmente trafegam pelo trecho que foi analisado cerca de 20 linhas de transporte coletivo, atendendo uma média diária de 45 mil passageiros.
Estrutura
O projeto também inclui guarita, sala dos motoristas, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência, salas da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e da Guarda Municipal, visando o reforço e segurança da região.
O terminal será composto por duas plataformas, sendo uma para articulado e convencional e uma apenas para veículos convencionais, que irão realizar viagens dos bairros ao terminal (as chamadas linhas alimentadoras) e do bairro em direção ao centro da cidade (as linhas troncais). O novo terminal irá atender usuários de transporte, principalmente, das zonas Oeste e Norte.