O comércio varejista do Amazonas encerrou 2023 com um crescimento de 3,1%, superando os 2,2% registrados em 2022. O estado ficou em oitavo lugar nacionalmente em termos de crescimento. Em dezembro, houve um aumento de 1,5% nas vendas em relação a novembro, com um crescimento anual de 3,2%. No acumulado do ano e nos últimos doze meses, o setor apresentou um desempenho de 3,1%.
No Brasil, as vendas caíram 1,3% em relação ao mês anterior, mas aumentaram 1,3% em comparação com o mesmo período de 2022. No ano, o comércio brasileiro teve um aumento de 1,7%, refletido também na variação acumulada em 12 meses.
Veja mais:
Produção industrial avança 1,1% em dezembro e volta a crescer em 2023, segundo IBGE
Com gol de David, Vasco supera Audax na Arena da Amazônia
O comércio ampliado, que inclui vendas de veículos, peças e materiais de construção, teve um declínio de 0,3% em dezembro em relação ao mês anterior, mas aumentou 4,0% em relação a dezembro de 2022. No acumulado do ano, esse setor cresceu 3,4%, superando o comércio normal.
Na média móvel trimestral de dezembro, o volume de vendas do comércio varejista aumentou 0,3%, indicando uma perspectiva de crescimento para o próximo mês, embora com alguma inconsistência.
*Com informações do g1