A campanha de vacinação contra a influenza em Manaus está em sua fase final, com prazo de imunização válido até 31 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça a importância da vacina, disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, em mais de 160 salas de imunização espalhadas pela capital, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Semsa informa que as salas de vacinação estão distribuídas por todas as regiões da cidade, incluindo unidades com horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, facilitando o acesso para quem tem uma rotina atribulada durante a semana.
Um dos principais pontos de vacinação é a Clínica da Família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende em horários estendidos:
Sábados, domingos e feriados: das 8h às 18h
Demais dias da semana: das 7h às 19h
Leia mais
CNM aponta falta de vacinas em 65,8% dos municípios; governo federal nega carência
A relação completa dos locais de vacinação, com endereços e horários de funcionamento, pode ser acessada no portal manaus.am.gov.br/semsa, na seção “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial de identidade, CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacina, se disponível.
Meta de imunização e prorrogação da campanha
A campanha teve início em 2 de setembro de 2024, com o objetivo de vacinar 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas e indígenas, até 26 de outubro. No entanto, devido à baixa adesão, a campanha foi prorrogada até 31 de janeiro, e ampliada para toda a população.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (20/1), a cobertura vacinal entre os grupos prioritários em Manaus atingiu apenas 46,26%, número considerado abaixo da meta esperada.
“Todos devem aproveitar essa oportunidade de se imunizar, pois a vacina contra a gripe só será disponibilizada novamente no segundo semestre, conforme o calendário da campanha na região Norte, que segue a sazonalidade das síndromes gripais”, alertou a secretária.
A vacina contra a influenza, oferecida pelo SUS, é trivalente, protegendo contra três subtipos do vírus mais circulantes no país. Segundo a Semsa, o imunizante é seguro e eficaz, podendo ser administrado juntamente com outras vacinas do calendário básico de imunização.
No entanto, a secretária alerta para a necessidade de adiar a vacinação em caso de febre aguda ou diagnóstico recente de Covid-19, devendo-se aguardar a recuperação completa antes da aplicação da dose.
A campanha segue até o dia 31 de janeiro, com o objetivo de ampliar a cobertura e garantir a proteção da população contra a influenza.