A instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus tem contribuído para a redução no número de assaltos nos coletivos. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 30,6% menos casos, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
Atualmente, 66% da frota possui câmeras de monitoramento. E nos próximos meses, todos os veículos estarão com monitoramento, investimento que faz parte da política da Prefeitura de Manaus, de modernizar o sistema de transporte público, que inclui a revitalização dos terminais de integração.
Segundo dados do Sinetram, entre janeiro e abril de 2022, foram registrados 617 roubos no transporte público de Manaus e, no mesmo período deste ano de 2023, foram 428, ou seja, 30,6% menor.
Leia mais:
Professores do AM rejeitam contraproposta do governo de 8% e seguem com greve
Segundo explica Paulo Henrique, diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), as câmeras já têm o sistema de gravação e agora está sendo implementado o monitoramento em tempo real, que consegue identificar a pessoa.
“A determinação do prefeito é que 100% dos ônibus tenham esse sistema”, assegurou.