Caprichoso e Garantido divulgam calendário oficial de eventos para o Festival de Parintins

Foto: Alex Pazuello/Lucas Silva/Secom
Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, as duas agremiações que protagonizam o Festival Folclórico de Parintins, anunciaram nas redes sociais os calendários oficiais de preparação para a edição de 2026 do evento.
A divulgação antecipa a movimentação cultural que envolve ensaios, lançamentos de álbuns e eventos tradicionais ao longo dos próximos meses, com o ápice marcado para os dias 26, 27 e 28 de junho, quando ocorrem as três noites de apresentações oficiais no Bumbódromo.
Agenda do Garantido
O Boi Garantido, conhecido como “o Boi do Povão”, deu destaque à sua estratégia de lançamentos itinerantes. A agenda inclui participação no Carnaboi de Manaus nos dias 21 e 22 de fevereiro, seguida pelo lançamento oficial do tema do festival no Teatro Amazonas, em 18 de março.
Em abril, considerado um mês estratégico, o Garantido levará o lançamento do álbum para Santarém, no Pará, no dia 11 e para Manaus no dia 18. O ponto alto das tradições, a Alvorada de Parintins, acontece na virada do dia 30 de abril para 1º de maio.
Agenda do Caprichoso
O Boi Caprichoso, por sua vez, também compartilhou sua programação, que segue um ritmo similar de mobilização, com ensaios abertos, lançamentos regionais e eventos de rua que antecedem o festival. As duas agremiações mantêm a tradição de esquentar a torcida e apresentar as sinopses e alas meses antes do confronto no Bumbódromo.
Leia mais
Carnaval 2026: Pais podem responder por negligência ou abandono em Manaus; entenda
Caprichoso encanta turistas dos EUA e leva Parintins ao circuito internacional de cruzeiros
O 59° Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil, acontece oficialmente em:
1ª Noite: 26 de junho (sexta-feira)
2ª Noite: 27 de junho (sábado)
3ª Noite: 28 de junho (domingo)
A divulgação dos calendários reforça a organização e a expectativa em torno do festival, que atrai milhares de turistas para a ilha de Parintins, no Amazonas. Os eventos prévios são fundamentais para o aquecimento das torcidas, a divulgação dos enredos e a manutenção da tradição que envolve artesãos, músicos, dançarinos e toda a comunidade local.






