A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), realizou operações nos dias 28 de fevereiro e 1º de março em Manaus, inspecionando 10 blocos e bandas de Carnaval. A ação, que visa garantir a segurança dos foliões, deve continuar até o dia 4 de março.
Durante as fiscalizações, foram identificadas irregularidades, incluindo a falta de documentação obrigatória emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Somente no sábado (1º/03), sete bandas passaram por fiscalização, das quais cinco foram autuadas ou notificadas devido a problemas como a ausência de autorizações do CBMAM e licenças sanitárias da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Visa Manaus.
Além disso, dois eventos foram flagrados pela concessionária Amazonas Energia utilizando ligação clandestina de eletricidade, o que representa um risco à segurança dos participantes.
Equipes de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo representantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizaram abordagens pedagógicas. Pais que estavam nos eventos acompanhados de crianças foram orientados a se retirar dos espaços festivos, garantindo assim a segurança dos menores.

Saiba mais:
- Carnaval: emoção e grito por justiça marcam 1ª noite de desfiles em SP
- VÍDEO: Corpo de homem é encontrado ‘boiando’ na Praia Dourada, em Manaus
Carnaval mais seguro
O delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Marcos Arruda, destacou a importância da fiscalização para um Carnaval seguro.
“Nesta CIF, já estivemos em vários locais da zona sul de Manaus e encontramos irregularidades em diversas bandas, que foram autuadas pelos órgãos competentes. Recomendamos que o Carnaval seja aproveitado com responsabilidade, pois as Forças de Segurança estão atuando para garantir a paz e o bom andamento dessa festa”, ressaltou o delegado.

Na sexta-feira (28/02), três blocos de Carnaval realizados nos bairros Parque Dez, Vieiralves e Flores foram fiscalizados. Diferentemente das bandas, esses eventos não apresentaram irregularidades, sendo apenas orientados sobre o uso do som e a presença de crianças e adolescentes.
Balanço da fiscalização
Desde o dia 22 de fevereiro, a CIF já fiscalizou cerca de 25 eventos carnavalescos em Manaus. A Central Integrada de Fiscalização é composta por órgãos municipais, estaduais e federais, que atuam para garantir que as festividades ocorram dentro das normas estabelecidas pela Portaria Conjunta do Carnaval.