27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Bairros de Manaus se preparam para enfrentar período de cheia

Publicado em:

- Anúncio -

Apesar de não ter expectativas de ser histórica, a subida do Rio Negro já começa a afetar algumas famílias que moram às margens dos igarapés de Manaus. A previsão da Defesa Civil do Município é de que, neste ano, dezenove bairros na capital podem ser atingidos pela cheia.

Em pontos historicamente afetados pela cheia, a construção de pontes começou no início de maio. Segundo o subsecretário da Defesa Civil, Gladiston Silva, já foram erguidos mais de 500 metros em estruturas para auxiliar moradores de bairros nas zona Sul e Oeste de Manaus.

“No São Jorge e no Educandos, nestes dois bairros, nós já construimos 588 metros de pontes e passarelas, e já levantamos a necessidade de construir mais 626 metros e ai já não só nestes dois bairros, mas também no bairro do Mauazinho, ainda neste momento em que o nível do Rio Negro ainda não ultrapassou a casa dos 28 metros”, diz o subsecretário.

Veja mais:

Rio Negro sobe 4 cm e atinge cota de inundação, em Manaus

Crianças são salvas em meio a alagamentos na comunidade da Sharp. Veja vídeo

Operação Cheia 2023

Para intensificar as ações de apoio à áreas afetadas pelo aumento do nível dos rios, foi lançada na última segunda-feira (22) a Operação Cheia 2023. A ação integra órgãos da Prefeitura de Manaus, como Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminf).

A operação foi lançada após o Rio Negro atingir a cota de 27,50 metros. Neste momento, os órgãos envolvidos estão focados na elaboração de um plano de trabalho para definir ações nas áreas urbana, ribeirinha e rodoviária.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a cota de 2023 não deve ultrapassar a marca de 28,51 metros, o que será confirmado no próximo alerta que tem divulgação prevista para o dia 31 deste mês.

A maior cheia do rio negro foi registrada em 2021, quando as águas chegaram à marca de 30,02 metros, segundo a medição do Porto de Manaus.

*Colaborou o repórter Leonardo Matheus

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -