Em entrevista ao programa Fiscaliza Geral, da Rede Onda Digital, na manhã desta sexta-feira (13), o vereador de Manaus, Raiff Matos (DC), destacou que a exposição a conteúdos sensuais pode acarretar sérios prejuízos no desenvolvimento mental e moral de jovens e adolescentes.
Saiba mais:
PL que propõe combate a sexualização de crianças em Manaus vira lei
“Quando você expõe adolescentes a conteúdos sensuais, tem um prejuízo muito grande na formação do caráter desse jovem. Hoje, crianças com 7 anos de idade já são bombardeadas com esses conteúdos através do celular”, declarou o vereador.
“Os pais, as pessoas que são responsáveis, precisam deixar de relaltivizar, de romantizar esse tema. ‘Não tem nada a ver, é só tempinho ali'”
Veja o vídeo da participação no programa Fiscaliza Geral
A declaração surgiu durante a discussão sobre o projeto de lei que estabelece a Campanha contra a Erotização Infantil, recentemente sancionado pela Prefeitura.
O parlamentar argumenta que a erotização infantil acontece toda vez que músicas, filmes, desenhos animados ou danças com conteúdo adulto são expostos a crianças e adolescentes que ainda não possuem maturidade para compreender seu significado real, o que pode, portanto, estimular comportamentos inadequados.
Ele menciona o exemplo recente da apresentação “Cavalo Tarado” realizada com alunos da Escola Municipal CIEP Luiz Carlos Prestes no Rio de Janeiro, na qual um vídeo mostrava uma dançarina com uma máscara de cavalo ao som de uma música com teor sexual interagindo com as crianças.
A campanha visa inibir essas práticas e ampliar a conscientização sobre os possíveis impactos da erotização em jovens. Ela encontra respaldo no artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o desenvolvimento mental, físico, moral, espiritual e social de crianças e adolescentes em condições de liberdade e dignidade.
Conforme a lei, a campanha contra a erotização infantil será anualmente promovida pela Prefeitura de Manaus na primeira semana de outubro, fornecendo informações e esclarecimentos à população.
*Com informações da assessoria