Foi divulgado hoje pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) que um asteroide de 2 toneladas de massa explodiu no domingo, dia 3, sobre Tefé, no interior do Amazonas. Alguns moradores registraram o ocorrido em fotos e vídeos curtos.
Segundo a Bramon, a explosão foi detectada por uma rede de sensores da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos, apontando que o asteroide atingiu a atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de 71 mil quilômetros por hora. De acordo com a NASA, ele carregava uma energia equivalente a 95 toneladas de dinamite.
Leia mais:
Wilson Lima anuncia repasse de R$ 1 milhão a Parintins para vítimas da chuva
“Tenho apoio de todos os prefeitos do interior”, diz Omar em evento de filiação ao PSD
O evento gerou um intenso flash de luz e foi percebido pelo satélite GOES-16, operacionalizado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA).
Ney Marques, morador de Tefé, disse:
“Estava no porto esperando a minha cunha chegar, quando eu e o meu irmão vimos um clarão como se fosse um sol surgindo, e desaparecendo rapidamente. A gente achou que era uma estrela, ou talvez um raio. No outro dia, ouvimos os comentários de que várias outras pessoas também viram esse flash de luz, e depois recebemos a confirmação de que realmente foi um asteroide”.
O evento observado em Tefé foi tão energético que gerou um intenso flash de luz que foi percebido pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude. O GOES-16 tem um sistema de mapeamento de relâmpagos, que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades.
Veja vídeo do asteroide (Via Bramon):